Lentidão dos sistemas é um obstáculo que todas as empresas buscam evitar.
É um transtorno para todos: o usuário corporativo perde produtividade, o cliente perde qualidade na experiência com o seu produto ou serviço e a equipe de TI precisa dedicar mais tempo para resolver o problema de uso ineficiente dos recursos de rede.
Antes de culpar a rede, é importante entender que diversos recursos solicitam tráfego (servidores e outros dispositivos como notebooks, telefones/smartphones, impressoras etc.). É importante investigar se há problemas ligados diretamente a estes pontos, que estejam impedindo de obter uma boa experiência com os recursos de rede.
Um dos principais aspectos a ser considerado na otimização da performance de sua rede é a qualidade do tráfego. Baixa qualidade no tráfego, resulta em latência (atraso no endereçamento de dados).
Algumas medidas podem ajudar a evitar a lentidão na rede:
Explorando o Firewall: O firewall pode ser um grande aliado para a produtividade, ao identificar padrões de tráfego indesejado e bloqueá-los. Desse modo, a capacidade da rede é utilizada nas demandas realmente importantes. Tanto o firewall de rede como o firewall para servidores de e-mail podem ajudar nesta missão. Em termos de configurações de e-mail, pode valer a pena manter anexos grandes no servidor o maior tempo possível, evitando que os mesmos pacotes sejam transferidos para diferentes dispositivos dentro da mesma rede.
Priorizando aplicações: É possível configurar os seus controles para reservar banda para as aplicações mais importantes, de modo que as atividades cruciais para o seu negócio não sejam prejudicadas pelo volume de solicitação de tráfego. Essa é uma das características do QoS (Quality of Service).
Outra solução é otimizar as rotas de tráfego. Os pacotes de dados devem ser triados e classificados, encaminhados por caminhos distintos, definidos a partir de uma política (seja de segurança ou produtividade). Por exemplo, você pode assegurar que os tráfegos de seu ERP sejam encaminhados pela rede LAN, enquanto mensagens de e-mails podem ser encaminhadas por link WAN (internet), protegidas por túneis VPN. Estas táticas, ajudam a garantir disponibilidade para aplicações cruciais.
Comprimindo dados: Compactar os pacotes de dados e armazenar em cache podem ser soluções relevantes para enfrentar desafios de transferência entre unidades organizacionais distantes que precisam se integrar por meio da infraestrutura de rede. Os pacotes que transitam comprimidos tendem a demandar menos recursos de transferência.
Acelerando protocolos: É também relevante otimizar o protocolo TCP/IP. Algumas táticas podem incluir: configurar a janela de transferência para enviar mais dados em caminhos de longa latência (evitando que o remetente espere pelo reconhecimento do pacote antes de enviar um novo); enviar confirmações de recebimento para manter alta a taxa de transmissão TCP (corrigindo erros em “tempo real”, sem a necessidade de retransmitir dados caso pacotes sejam perdidos); e aumentar a taxa de transferência, ignorando a função “início lento” do TCP.
Outra medida é ajustar do tamanho dos pacotes. Grandes pacotes de dados podem impedir a transferência de outros grupos na fila. Portanto, dividi-los em pacotes menores pode ser uma solução simples, por meio de configuração adequada na aplicação, servidor ou roteador.
Vale lembrar de um fator não-técnico bastanteimportante: Conscientização. O comportamento do usuário pode ser um dos fatores que promovem lentidão. Por isso, promover as boas práticas de uso dos recursos de rede é fundamental. Por exemplo, compartilhar arquivos por caminhos de rede, ao invés de enviar anexos (que são pacotes de dados) ajuda a reservar os recursos para tráfegos que são prioritários. Igualmente, vale educar os usuários sobre como certas aplicações de uso pessoal podem comprometer as taxas de transferência (aplicações online de streaming de vídeo, áudio etc.).
Com mais de 3.000 clientes, a Blockbit é a maior fabricante de soluções de cibersegurança do Brasil e pode auxiliar você a proteger o seu negócio das mais diversas ameaças, vulnerabilidades e ataques cibernéticos, sejam internos ou externos, genéricos ou direcionados.
Quer saber mais? Entre em contato com a gente pelo e-mail contato@blockbit.com, pelo telefone (11) 2165-8888 ou pelo WhatsApp (11) 5039-2127 e conheça nossas soluções.