Todos os dispositivos conectados à rede de sua empresa têm um endereço IP único, que serve para ligar o pacote de informação à internet.
O protocolo IP é um padrão da indústria e, por um lado facilita o endereçamento de tráfego. Por outro lado, sabendo desta informação, um atacante pode explorar o endereço IP e usar qualquer dispositivo como recurso de ataque, porém sem ser identificado.
Notebooks, desktops, impressoras e até câmeras de vídeo têm um endereço próprio.
E se um agente malicioso puder mascarar o IP, enganando seu sistema para liberar o tráfego?
O que é IP Spoofing?
Essa é a premissa utilizada por uma técnica maliciosa chamada IP Spoofing, cujo objetivo é modificar o endereço correto do IP de origem para que o sistema para o qual um pacote é direcionado não consiga identificar corretamente o remetente.
Isso acontece porque desde seu design o protocolo TCP/IP permite que endereço de origem no cabeçalho do pacote seja modificado. Essa é um desafio permanente para a segurança do tráfego.
Como funciona?
O envio e recebimento de pacotes IP é a regra da comunicação pela internet e segue um procedimento simples. Cada pacote tem um cabeçalho que contém informações para o roteamento. Em um pacote confiável, o endereço de origem que está indicado no cabeçalho é o endereço do remetente real.
Porém, se um atacante consegue forjar o endereço IP, o endereço de origem indicado no cabeçalho será de outro dispositivo.
Você sabe como se proteger de uma ameaça avançada?
Por este motivo, a técnica é frequentemente utilizada para promover os conhecidos ataques DDoS. Quando o IP de origem é falso e pode ser modificado constantemente, bloquear novas requisições de forma assertiva se torna um grande desafio. Para o atacante, é uma técnica muito eficaz, pois dificulta qualquer ação de rastreamento.
Utilizando o IP Spoofing, um agente malicioso pode:
- Passar despercebido pelos sistemas de detecção de IP (a origem do ataque não poderá ser identificada);
- Evitar alertas dos sistemas baseados em assinaturas de reputação de IP (whitelists, blacklists).
Reduza riscos configurando corretamente o seu firewall
Tendo visto como funciona esta técnica, o firewall pode ser um bom aliado para bloquear o tráfego de IP Spoofing.
O Blockbit UTM possui recursos que ajudam a enfrentar essa ameaça constante:
- Proteção contra IP Spoofing por Zona de Rede (Zone Protection): Garante que o sistema só aceite pacotes com endereços IP originados da Zona de Rede conhecida;
- Firewall Autenticado: As políticas que exigem que um usuário esteja autenticado no firewall para trafegar na rede.
Em resumo, o grande desafio para combater esse tipo de ataque é assegurar uma filtragem eficiente de tráfegos originados fora do perímetro. Mas se você for assistido por um poderoso firewall e aplicar e revisar corretamente as regras para identificar pacotes forjados, é possível evitar o IP Spoofing.
Conheça mais como a tecnologia da Blockbit pode ajudar a bloquear esse tipo de técnica maliciosa. Converse com um dos nossos especialistas.
Com mais de 3.000 clientes, a Blockbit é a maior fabricante de soluções de cibersegurança do Brasil e pode auxiliar você a proteger o seu negócio das mais diversas ameaças, vulnerabilidades e ataques cibernéticos, sejam internos ou externos, genéricos ou direcionados.
Quer saber mais? Entre em contato com a gente pelo e-mail contato@blockbit.com, pelo telefone (11) 2165-8888 ou pelo WhatsApp (11) 5039-2127 e conheça nossas soluções.